O Parque Nacional do Itatiaia é um dos destinos mais incríveis para a prática do montanhismo nas modalidades de escalada, caminhada e travessia. Com atrativos que vão desde as caminhadas leves até as mais técnicas, o Parque recebe milhares de pessoas de todo Brasil e mundo.

Para você que pretende visitá-lo e aproveitar suas inúmeras atrações, resolvemos dar dicas de passeios com diferentes níveis de dificuldade, para te ajudar a escolher o que mais se adapta ao seu perfil.

Desde uma simples caminhada, a uma aventura pelas gigantescas escarpas do Pico das Agulhas Negras, tenho certeza que irá se apaixonar pelo primeiro Parque Nacional criado no Brasil.

Abaixo, descreveremos brevemente, 3 circuitos com níveis de dificuldade leve, moderado e pesado. Além disso, deixaremos links do Trip Advisor para que tenha relatos e avaliações de outros aventureiros.

Nível Leve:

– Base do Morro do Couto

Começaremos com a mais leve das trilhas e uma das vistas mais belas do Parque. Neste passeio, você terá uma vista panorâmica privilegiada de 360° do Vale do Paraíba e do planalto do Parque, com vários atrativos; tais como: Pico das Agulhas Negras, Asa de Hermes, Pedra do Altar e da Serra Negra, já no território mineiro. Também terá uma vista privilegiada do Vale do Paraíba e da Serra Fina, já no território de São Paulo.

A trilha até a base do Couto é bem tranquila e sinalizada, com trechos de terra e pedra. A caminhada tem início perto da portaria do Posto Marcão, com duração de cerca de 4 a 6 horas (ida e volta), dependendo do seu ritmo.

https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g2348871-d9581334-Reviews-Morro_do_Couto-Itatiaia_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Nível Moderado:

– Circuito 5 Lagos

Tem início também próximo a portaria, com percurso de 11 km em toda sua extensão. Leva cerca de 6 a 7 horas de caminhada, passando pelo Abrigo Rebouças e tendo o seu término na portaria do Parque.

Possui trechos com intensas subidas e descidas por terrenos de terra e pedras. Na parte mais técnica, há rampas de pedras e locais que requerem bastante atenção. No percurso, pode-se avistar os lagos que se formam ao longo da trilha. Nesta caminhada, temos a bela visão do Vale do Aiuruoca, Pedra do Sino, Asa de Hermes, Pico das Agulhas Negras e Pico das Prateleiras. Há a opção de alongar um pouco o circuito, subindo a Pedra do Altar.

https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g2348871-d10172411-Reviews-Circuito_5_Lagos-Itatiaia_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Nível Pesado:

– Pico das Agulhas Negras

Com lances de trepa pedras e escaladas, este passeio é para quem já tem algum tempo de experiência em trilhas de montanhas e bom preparo físico. Além disso, há necessidade de equipamentos de segurança, tais como: corda, cadeirinha, mosquetões e, imprescindível, conhecimento mínimo em técnicas de escalada.

É um passeio pesado, de cerca de 7 a 8 horas de duração, em terreno de terra e pedra, com passagens técnicas sobre rampas e alguns lances de escalada. Um dos programas mais cobiçados pelo público de montanhistas, pois oferece uma visão de 360° do interior do Parque, além da inesquecível emoção de subir uma das maiores montanhas do país. Do cume, pode-se avistar desde o Morro do Couto, seguido pelas Prateleiras, Pedra Assentada, Pedra do Altar e toda a cadeia de montanhas da região de Minas Gerais, como o Pico do Papagaio, no Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP) e a APA da Serra Fina, no estado de São Paulo. Sem deixar de mencionar o vale da região de Visconde de Mauá, com a belíssima Pedra Selada (PEPS).

https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g2348871-d2425856-Reviews-Pico_das_Agulhas_Negras-Itatiaia_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Nunca se esqueça que, para qualquer tipo de trilha, sempre traga seu lixo de volta e, para sua segurança, sempre vá acompanhado de um guia local. Assim você estará mais seguro e terá mais chances de se informar sobre a região, além de contribuir para o turismo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2BBC6E88-34C4-4432-8C50-990F22A3DB0E.jpeg
Montanhista há mais de 35 anos, Evandro Azevedo, já realizou trekking e escalada por diversos países da América do Sul. Proprietário da agência Montanhas do Itatiaia, Evandro é guia de montanha, instrutor de escalada e sobrevivência na selva. Além disso, possui diversos cursos em orientação e navegação, resgate em áreas remotas e primeiros socorros. Apaixonado por aventura, compartilha com a gente suas experiências e dá dicas de camping, trekking, escalada e sobrevivência neste blog.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.