Hoje vamos falar de acampamento e dar dicas para você que deseja acampar mas não sabe por onde começar. A primeira dica importante é escolher um camping estruturado com banheiro e cozinha.
Por que um camping assim e não selvagem?
Pois um camping selvagem poderá frustrá-lo já que ainda não terá experiência suficiente para certas situações e desafios. Comece por um camping estruturado e poderá adquirir habilidades, vivências e terá boas recordações.
Se for acampar sozinho, escolha uma barraca para 2 pessoas. Caso vá acompanhado, escolha sempre uma barraca com capacidade de pessoas superior a quantidade que ficará nela, assim sobrará espaço para as mochilas e equipamentos. É fundamental que se informe sobre a capacidade de resistência a chuva da sua barraca. Barracas com sobreteto e resistências superiores a 1.000mm de coluna d’água são recomendadas para locais abertos.
Antes de se aventurar, é muito importante se informar sobre o local. Procure saber se as trilhas são seguras, se há necessidade de um guia, se no caminho existe fonte de água potável e verifique as condições climáticas. Informação e planejamento nunca são demais para uma aventura segura e tranquila.
Quando for montar sua barraca, conheça bem o local. Observe onde o sol vai nascer e se pôr, para não deixar a barraca exposta demasiadamente ao calor. Observe se não há galhos de árvores acima que possam cair em caso de vento forte. Verifique se em volta da barraca há lama ou se ela está posicionada próxima a algum córrego, que, em caso de chuva, possa transbordar.
Sobre alimentação, há uma imensa variedade de alimentos indicados. Até mesmo nos supermercados, você poderá encontrar alimentos de fácil preparo em embalagens de sachê, como arroz, feijão, nhoque, feijoada, macarrão e muitos outros pratos. Frutas secas e barras de cereais também são ótimos repositores de energia.
Não se esqueça de incluir na sua lista, fogareiro, kit panelas, talheres e garrafa para água.
Também é muito importante ter na sua mochila um kit de primeiro socorros, kit higiene, remédios de emergência, repelente, protetor solar, canivete, um pedaço de corda, chapéu, capa de chuva, bússola, lanterna e pilhas reservas, afinal, a natureza é cheia de surpresas.
No caso das lanternas, aconselho do tipo ¨headlamp¨, ou seja, uma lanterna de cabeça. Assim você poderá ficar com suas mãos livres.
Para finalizar, dois itens bem importantes, um saco de dormir e um isolante térmico.
O isolante térmico fará com que a friagem e umidade do chão não passem para você. Sobre o saco de dormir, escolha um com resistência de temperatura compatível com a do local. Outra opção, mais confortável, porém mais volumosa, é o colchão inflável.
Não se esqueça de avisar alguém onde vai estar e quando será o seu retorno, pois assim facilitará a localização em caso de contratempos.
Lembre-se também de trazer todo o lixo que produzir de volta, caso não haja coleta no local. Até mesmo cascas de frutas e outros orgânicos devem ser recolhidos.
Seja consciente na preservação do meio-ambiente e observe a prática dos oito princípios de mínimo impacto:
- Planejamento é fundamental;
- Você é responsável por sua segurança;
- Cuide dos locais de sua aventura;
- Traga seu lixo de volta;
- Deixe cada coisa em seu lugar;
- Evite fazer fogueiras;
- Respeite os animais e as plantas;
- Seja cortês com os demais visitantes e com a população local.
Agora é só organizar os equipamentos, escolher o destino e curtir a natureza!
Montanhista há mais de 35 anos, Evandro Azevedo, já realizou trekking e escalada por diversos países da América do Sul. Proprietário da agência Montanhas do Itatiaia, Evandro é guia de montanha, instrutor de escalada e sobrevivência na selva. Além disso, possui diversos cursos em orientação e navegação, resgate em áreas remotas e primeiros socorros. Apaixonado por aventura, compartilha com a gente suas experiências e dá dicas de camping, trekking, escalada e sobrevivência neste blog.