Nós, brasileiros, temos um mundo de diversidade de peixes esportivos que nenhum outro país possui.

Para exemplificar, gostaria de destacar incialmente dois dentre esses famosos peixes:

As traíras, encontradas tanto nos menores açudes quanto nos maiores rios Brasil afora. Peixe predador, alimenta-se ferozmente de alevinos, rãs, minhocas dentre outras presas.

E o tucunaré, paixão nacional na pesca esportiva, agressivos por natureza, com ataques violentos capazes de destruir equipamentos e levar pescadores ao delírio. Sobre esse peixe, dedicaremos mais atenção em outro momento, pois ele merece a devida importância por movimentar grande parte do mercado nacional da pesca esportiva.

Para conquistar esses verdadeiros troféus, utiliza-se principalmente de iscas artificiais.

Nossos antepassados já usavam desse artifício, com penas de aves e pêlos de animais em anzóis rudimentares. Muito anos depois disso, na década de 30, o finlandês Lauri Rapala, faria as primeiras e, posteriormente famosas, iscas de madeira. Porém, apenas por volta da década de 90, a pesca esportiva começou a decolar no Brasil, com o aumento de programas de tv disseminando o esporte.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que pescaria exige apenas paciência e que é uma atividade sem muito esforço físico, a pesca esportiva demanda treinamento no arremesso, para atingir os locais em que os peixes normalmente se localizam (junto a galhadas, vegetações, pedras), resistência física para aguentar diversos arremessos ao longo do dia, técnica, e qualidade de material, para imitar a vida da presa nas mais diversas profundidades e formas de nado.

Meios para evoluir no esporte não faltam hoje em dia, filmes, revistas, e blogs disseminam as melhores técnicas e as melhores opções de produtos para fisgar o exemplar desejado.

Destacadas as exigências para o aprimoramento do esporte, há de se esclarecer que qualquer pessoa, independente de sexo, idade ou classe social, pode desenvolver a arte de reproduzir a vida natural que atrai o predador. Basta o primeiro arremesso!

#pesqueesolte

A procura de produtos para pesca?

https://amigosdapescaecia.com.br/product-category/pesca/

Sobre o autor do blog:


Apaixonado pelo tucunaré e especialista na pesca esportiva de água doce, Alcino Lavinas, possui mais de 5 décadas de experiência na atividade, sendo 25 desses
anos, dedicados a levar pescadores em excursões por todo país, com destaque para região Amazônica. Proprietário da Amigos da Pesca & Cia, Alcino valoriza o pesque e solte, além do uso iscas artificiais, aplicando toda técnica aprendida na prática e nos diversos cursos que fez. Quando não está atrás dos emocionantes ataques de peixes esportivos, divide um pouco da sua experiência com a gente através deste blog.

2 ideia sobre “Desmistificando a Pesca Esportiva

    Vovô você é o melhor pescador do mundo
    🎣 ❤️

      Obrigado Laura!! Assim que ele escrever de novo a gente te avisa. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.