Hoje vamos escrever sobre montanhismo e não podemos deixar de mencionar um dos lugares mais fantásticos e de beleza cênica para se conhecer, o Parque Nacional do Itatiaia.

Criado em 14 de Junho de 1937, pelo então Presidente da república, Getúlio Vargas, é, sem dúvidas, um dos principais pontos para prática de montanhismo no país. Localizado nos estados do Rio de janeiro e Minas Gerais, o parque possui mais de 30.000 hectares, repletos da mais bela diversidade de fauna e flora, servindo de palco tanto para pesquisadores quanto para amantes da natureza.

O Parque do Itatiaia é dividido em duas partes; Parte Baixa, onde se encontram floresta densa e inúmeras cachoeiras, com entrada pela BR 485 no Município de Itatiaia-RJ, e Parte Alta, principal ponto de prática de esportes ao ar livre, tendo seu acesso pela BR 354, Rio x Caxambu, até a Garganta do Registro. Dali deve-se seguir por cerca de 14 km em uma estrada de terra até o posto 3 (Posto Marcão).

Na Parte Alta, suas principais atividades são: escalada, caminhada e travessias. Como grande atrativo, temos o Pico das Agulhas Negras, com seus 2.791,5 m de altitude acima do nível do mar, sendo o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro e o 5° mais alto do Brasil.


Além do Pico, existem outros atrativos no parque que oferecem enorme variedade de desafios e cenários deslumbrantes, tais como: Prateleiras, Morro do Couto, Pedra do Sino, Circuito Cinco Lagos e outras travessias maiores que podem ser feitas em 2 ou 3 dias. Não podemos deixar de mencionar também as lindas cachoeiras das Flores e da Aiuruoca.


Para se aventurar neste enorme parque, não podemos nos esquecer dos equipamentos que são de grande importância pois auxiliam na nossa segurança e conforto. Hoje podemos contar com uma grande variedade de produtos com as mais diversas marcas, mas independente da marca, vamos deixar abaixo algumas dicas de itens básicos para deixar o seu passeio ainda mais inesquecível.

Um item indispensável quando se vai praticar montanhismo, é ter um bom calçado, uma bota de trilha pode fazer toda diferença. Procure uma que seja confortável no seu pé e que te ofereça segurança ao caminhar. Teste algumas vezes para amaciar.

O segundo item, tão importante quanto o calçado, é ter uma mochila para carregar todo seu equipamento. Escolha uma que tenha barrigueira e peitoral, dando mais estabilidade e conforto.

Outra boa dica é investir numa vestimenta leve, que possa te dar mobilidade. Calça e blusa confortáveis, sem estar apertadas ao corpo, ou um corta vento, podem te auxiliar em caminhadas e até mesmo escaladas. Evite roupas de algodão, dando preferência as sintéticas que além de serem mais leves e frescas, secam mais rápido.

Um bastão de caminhada de qualidade pode ajudar bastante, principalmente nas descidas, diminuindo a carga sobre os joelhos. Um cantil pode ser muito útil também. Informe-se para saber se há água potável no local, e carregue consigo comidas leves que darão energia para sua atividade.

Além disso, há duas coisas que todo amante de trilhas deve ter sempre em sua mochila, uma capa de chuva e uma lanterna. Na montanha nunca se sabe quando pode chover e um imprevisto pode te obrigar a caminhar a noite.

É claro, não podemos nos esquecer de itens como remédios de uso pessoal, kit higiene e 1° socorros, além do protetor solar.

Independente de seu trekking ser de algumas horas ou vários dias, procure se organizar com antecedência, faça um check list e conheça previamente as peculiaridades dos locais em que vai se aventurar. Se for se aventurar sozinho, certifique-se que não se esqueceu de nada. Se for acompanhado de um guia, peça a ele orientação do que levar na trilha.

É isso aí… tudo pronto e organizado, agora é só aproveitar a aventura!

Dúvidas sobre qual equipamento escolher?

https://amigosdapescaecia.com.br/product-category/vestuario-e-calcados

https://amigosdapescaecia.com.br/product-category/camping-e-trekking/

Sobre o autor do blog:

Montanhista há mais de 35 anos, Evandro Azevedo, já realizou trekking e escalada por diversos países da América do Sul. Proprietário da agência Montanhas do Itatiaia, Evandro é guia de montanha, instrutor de escalada e sobrevivência na selva. Além disso, possui diversos cursos em orientação e navegação, resgate em áreas remotas e primeiros socorros. Apaixonado por aventura, compartilha com a gente suas experiências e dá dicas de camping, trekking, escalada e sobrevivência neste blog.

2 ideia sobre “O que levar para o Parque Nacional do Itatiaia?

    Sem dúvida, Evandro Azevedo é um profissional dedicado e apaixonado por aventuras. Digo isso, por ter tido o privilégio de trabalhar com ele como guia no Parque Nacional do Itatiaia durante alguns anos. Como descrito no texto acima, possui profundo e vasto conhecimento para realizar trilhas e outras aventuras com segurança.
    Parabéns pela parceria, um profissional excepcional unindo-se a uma excelente loja.

      Muito obrigado, Leonardo! A ideia é essa mesmo, unirmos profissionais que entendem do assunto e possuem muita experiência, para darmos dicas precisas para nossos clientes. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.